× Início Sobre Histórias Contato

Sobre o escritor

Damasio Faria

Olá, eu sou Damasio, nasci em 1940, na cidade de Guaçuí, interior da terra do café, Espírito Santo, estado de nome lindo, puro e divino.   Me considero um escritor autodidata, pois freqüentei somente os primeiros anos do ensino fundamental.   Nunca fiz um curso, ou se quer me ensinaram a combinar os textos, mas as rimas são uma paixão desde pequeno, ainda mais nas rodas de trova a beira da fogueira.

Com uma família de 8 irmãos, tinha que ajudar meus pais com as tarefas da casa. Quando ainda era muito pequeno, auxiliava minha mãe com atividades mais leves, como limpar um peixe, matar galinhas, colher frutas ou legumes no quintal, cortar os vegetais, dar comidas aos porcos ou galinhas, em fim, vida simples no interior.

Quando já aguentava levantar a enxada, fui levado, pelo meu pai, a arar a terra e trabalhar nas lavouras dos grandes fazendeiros. Esse era o nosso ganha-pão. Plantavamos o que o fazendeiro determinasse, preparavamos a terra, semeavamos, regavamos e depois colhiamos. Dependendo da dimensão da terra, eramos só alguns no meio de tantos peões. Além do salário, pelo trabalho desempenhado, viviamos como colonos (quando o fazendeiro arrenda parte da terra, você mora, planta e devolve um percentual da colheita). Esta é a vida dura do interior.

Trabalhar com meus pais me deu responsabilidade cedo e já conhecia o peso de trabalhar para sustentar uma família.   Aos 13 anos de idade já trabalhava por minha conta, aos 17 anos deixei a casa dos meus pais. Me casei aos 21 anos com a minha companheira Irani e tivemos três filhos Mazuquiebe, Igor e Hugo.   Com muita batalha e anos atrás de um volante estressante para sustentar a família, com os filhos criados e três netas Iasmin, Evelyn, Helen, me tornei sapateiro para complementar uma aposentaria mínima que é oferecida pelo governo brasileiro...   minhas horas vagas, hoje, eu dedico a escrever estas poesias, em trova e verso, as rimas alegram a alma e colocam pra fora os protestos da mente.

Vou terminar esta apresentação por aqui, ao longo das histórias eu vou contando um pouquinho mais, espero que curta o conteúdo.

Que Deus nos abençoe!